fbpx

(42) 3273-1881

Manual do Paciente

PROCEDIMENTOS DE INTERNAÇÃO:

No ato da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação com seu nome, número de atendimento e a data de nascimento. Essa pulseira tem o objetivo de proporcionar a devida segurança ao paciente ao ser internado na instituição.

  • A internação ocorrerá tão somente sob a responsabilidade e requerimento de um médico credenciado junto ao Hospital Moura.
  • O paciente, acompanhante ou o seu responsável legal deverá fornecer todos os documentos de identificação solicitados.
  • No ato e durante a internação, os pacientes abaixo descritos deverão estar acompanhados:
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para execução de suas atividades;
  • Pacientes com risco para si próprios e/ou terceiros;
  • Pacientes com distúrbio de consciência (lucidez);
  • Menores de idade (crianças e adolescentes até 18 anos);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exigirem cuidados permanentes;
  • Gestantes que apresentem indicação de acompanhamento por orientação médica; • Pacientes com barreiras de comunicação verbal que necessitem de intérprete.
  • Aos beneficiários do convênio UNIMED, o paciente ou seu responsável deverá apresentar documentos comprobatórios. Para a realização de cirurgia eletiva, o paciente ou o responsável deverá comparecer ao hospital um dia antes do procedimento portando a guia do convênio devidamente autorizada para a realização do procedimento.
  • Em caso de internação particular, o paciente ou seu responsável deverá fazer o pagamento no ato da internação.
  • É proibido trazer alimentos e bebidas de fora do hospital. Solicitamos aos acompanhantes que não tragam nem ofereçam aos pacientes alimentos de fora do hospital, devido aos riscos de contaminação e consumo de itens inadequados para a recuperação do paciente.

VISITAS E ACOMPANHANTES

  1. Devido ao cenário gerado pela pandemia do vírus COVID 19, as visitas estão suspensas por tempo indeterminado.
  2. Pacientes com acomodação em suíte terá direito a dois acompanhantes.
  3. Pacientes com acomodação em apartamento terão direito a um acompanhante.
  4. Paciente com acomodação em enfermaria só terá direito a acompanhante no caso deste ser menor de 18 ou maior de 60 anos, puérperas ou portadores de necessidades especiais, conforme descrito no item 03 dos procedimentos de internação, descrito neste manual.
  5. O horário da troca de acompanhante, se assim for necessário, ocorrerá em dois momentos às 08h e às 20h, independentemente do tipo da acomodação do paciente. Esta medida foi tomada em observância ao decreto municipal de 18 de março de 2020, viabilizando a segurança de nossos pacientes e colaboradores devido ao atual cenário mundial.
  6. Para dar entrada como acompanhante a pessoa deverá apresentar um documento com foto e dados pessoais para cadastro. Após cadastro receberá um crachá magnético que, ao passar pela catraca, liberara sua entrada nesta instituição. O crachá deverá ficar sempre à vista enquanto o acompanhante estiver nas dependências desta instituição. Na saída o acompanhante deverá depositar o crachá na catraca e assim será liberada automaticamente sua saída.

PARTOS

  1. Em decorrência da atual pandemia causada pelo novo vírus COVID 19, será permitida a entrada somente de uma pessoa para assistir ao parto, independente da acomodação da paciente.

DIÁRIAS

  1. Em caso de internação particular a diária compreende o aposento e a alimentação do paciente.
  2. A diária vence às 13h, com tolerância máxima de uma hora para a liberação da acomodação e fechamento da conta hospitalar a partir da alta médica.
  3. Os pacientes que permanecerem internados por um período inferior a 24 horas pagarão a diária completa e as demais despesas decorrentes do atendimento

PACIENTES PARTICULARES

  1. Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deverá ser solicitada no setor de internamento, localizado no 2º andar da instituição.
  2. A cada 48 horas será solicitado um adiantamento para cobertura das despesas já efetuadas.
  3. A conta hospitalar deverá ser totalmente paga no momento da alta. Caso a alta aconteça após o horário administrativo, a conta poderá ser cobrada antes da alta médica

VEDAÇÕES AOS PACIENTES E ACOMPANHANTES

  1. É vedada a entrada de alimentos e bebidas externos no ambiente hospitalar;
  2. É proibido fumar nas dependências do Hospital;
  3. É proibido realizar filmagens ou fotos sem o consentimento da Direção;
  4. É vedado o acesso de menores de 12 anos no Hospital, exceto pacientes e parturientes;
  5. É vedado pernoitar mais de um acompanhante por paciente, salvo em acomodação específica que oportunize – Suíte Master.

PACIENTES DE CONVÊNIOS

  1. Valores referentes a procedimentos, exames e itens não cobertos pelo convênio deverão ser pagos pelo paciente ou pelo seu responsável diretamente ao hospital.
  2. Beneficiários do convênio Santa Casa terão a alimentação coberta pelo período de 48 horas após a internação, independente do horário da alta médica, conforme contrato celebrado com.

SEGURANÇA

  1. Recomenda-se que anéis, brincos, pulseiras, correntes, relógios, gargantilhas, bem como quaisquer outros objetos e acessórios de valor sejam deixados em casa.

ACHADOS E PERDIDOS

  1. Pertences e documentos encontrados nas dependências do Hospital serão guardados por 30 dias e depois desprezados. Para informação e retirada dos pertences e documentos, dirija se à recepção central.

Em caso de dúvidas, sugestões ou elogios entre em contato com nossa central de Ouvidoria, no telefone: (42) 3273-1881, opção 6.

Obrigada por escolher o grupo Moura para cuidar da sua saúde! Desejamos uma ótima recuperação!